quinta-feira, 10 de novembro de 2016

OFERTÓRIO QUANDO O TRIGO AMADURECE



Hoje no Dia do Trigo a nossa oração do dia se chama QUANDO O TRIGO AMADURECE, na realidade trata-se de um ofertório. O ofertório é a primeira parte da Liturgia Eucarística. Segundo o catolicismo, consiste no rito da oferta a Deus do Pai do pão e do vinho, que serão consagrados.

O trigo é essencial na confecção do pão e a magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas. É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.

O Ofertório é o ritual que simboliza o sustento e a provisão diária. Dependemos de Deus para abençoar nosso ganha pão. Foi por esta razão que Jesus, na oração do Pai-Nosso, nos orientou a orar pelo “pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Deus certamente suprirá cada uma de nossas necessidades, incluindo a necessidade do trigo e por consequência do pão.

O pão é um alimento sagrado, como sugestão de realização de um pequeno ofertório na oração matinal, indicamos repartir o pão entre os presentes à mesa, e este pão não deve ser cortado com faca, deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes enquanto o ofertório é recitado. Agradecer a Deus é a oração mais poderosa de todas!

Dada a sua beleza e a data especial, hoje estaremos recitando este ofertório neste lindo texto hoje referenciado em nosso ORAÇÕES EM VERSOS.


1. Quando o trigo amadurece
e do sol recebe a cor,
quando a uva se torna prece
na oferta do nosso amor.

Damos graças pela vida
derramada neste chão,
pois, és Tu, ó Deus da vida,
quem dá vida a criação! (Bis)

2. Os presentes da natureza,
o amor do coração,
o teu povo canta a certeza,
traz a vida em procissão.

3. Abençoa nossa vida,
o trabalho redentor,
as colheitas repartidas,
para celebrar o amor.

Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com o ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário