segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

MEDITAÇÃO "PASSAGEM DO TEMPO"


Em verdade, a vida é curta: precisa ser bem usada.

O passar do tempo é irreprimivelmente veloz, como vê claramente aquele que olha para trás.

Pois, quando nós nos concentramos no presente, não notamos que ele se esvai, tão rápida e invisível é sua passagem.

Perguntas a razão disso? Todo o tempo passado está no mesmo lugar; todo ele nos apresenta o mesmo aspecto e jaz como uma unidade; tudo corre para o mesmo abismo.

O tempo que passamos em vida é apenas um ponto; na verdade, ainda menos que um ponto;

Mas a esse ponto temporal, infinitesimal como é, a natureza se divertiu em dar a aparência exterior de uma maior duração.

Ela pegou uma parte dele e fez a primeira infância, outra parte e fez a meninice, outra parte e fez a juventude,

Mais uma e fez a transição gradual da juventude para a velhice, e a própria velhice também é uma parte dele.

Quantos passos para uma escalada tão curta! Foi apenas um momento atrás que vi um amigo partir em viagem;

E no entanto esse “momento atrás” compõe uma grande parcela de minha existência, que é tão breve.

Reflitamos, portanto, que ela logo terminará totalmente.

Em outros anos, o tempo não parecia passar tão rápido; agora, parece incrivelmente veloz, talvez porque eu sinta que a linha final está se aproximando
Ou finalmente eu tenha começado a me aperceber dele e a contar meus ganhos e perdas.

Por essa razão, admira-me que algumas pessoas concedam a maior parte de seu tempo a coisas supérfluas,

Tempo que, por mais cuidadosamente que se o poupe, não basta sequer para as coisas necessárias.

Mesmo que dobrasse o número de meus dias, ainda não teria tempo para ler todos os poetas.

Quando um soldado está despreocupado, caminhando à vontade, pode ir atrás de ninharias;

Mas, quando o inimigo se aproxima e vem a ordem de acelerar o passo,

A necessidade o obriga a se desfazer de tudo o que colheu nos momentos de paz e lazer.




O BEM 5:1-19 Versículo de Uma Bíblia Laica “O BOM LIVRO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário