domingo, 13 de agosto de 2017

ORAÇÃO DE UM PAI


Deus coloca o pai entre o Céu e a Terra para garantir a Sua obra

Cá estou eu, Senhor. Novamente, como no primeiro dia, cá estou eu abismado diante de minhas mãos cheias do enorme poder que Tu me deste.

Tu me colocaste entre o Céu e a Terra para garantir Tua obra. Tu me fizeste um pouco como Tu és: Criador. Deste-me um reino mais vasto que todos os reinos e um poder que estremece todo o mundo, porque Tu, Senhor, és Pai também.

É por isso que eu venho, hoje, com as mãos repletas de uma riqueza que não posso medir, ainda tonto e abismado, colocar-me com o poder que me entregaste.

Venho, como pai, para pedir-Te conselhos, a fim de que eu possa preencher, como Tu desejas, meu lugar nesse imenso plano de amor que é a vida. Conselhos para que eu conheça o verdadeiro caminho, e, conhecendo-o, posso indicá-lo sem erro.
Conselhos para que eu jamais me esqueça de que, sendo homem e sendo pai, sou Teu filho também.

Cá estou eu, Senhor, entre o Céu e a Terra como Tu me colocaste. Dá-me mãos suficientemente fortes para conter e guiar, e suaves o bastante para afagar e aplaudir.
Dá-me sabedoria para ensinar e modéstia para aprender. Dá-me tenacidade para construir o presente e a audácia para construir o futuro; um coração que não seja tão terno que se dissolva nem tão amplo que se perca, nem tão estreito que se deforme.

Dá-me conhecer todo poder e todo meu erro, toda a minha capacidade e toda a minha falha, todo o meu direito e todo o meu dever. Dá-me a força para, conhecendo tudo isso, ser um homem entre os homens, um pai para meus filhos, e um filho para Ti. Assim seja.

Oração pelos Filhos
Ó Deus, Pai de todos os homens, a Vossa lei me lembra o sagrado dever de educar os meus filhos segundo a santa religião para a virtude e o céu. Eles pertencem mais a Vós do que a mim. Das minhas mãos os pedireis um dia. É a Vossa palavra: "Se alguém não tem cuidado dos seus e sobretudo dos de sua casa, negou a fé e é pior que o infiel" (I Tim 5,7).

Além do bem-estar temporal dos meus filhos me confiaste a maior responsabilidade: a santificação de suas almas.

Assisti-me, Senhor, e iluminai-me para que eu conheça as minhas obrigações e concedei-me a firme vontade e o máximo cuidado em cumpri-las.

Moderai o nosso amor natural: quantas vezes nos tornamos cegos em seus erros, perdoando-os facilmente, sem mostrar-lhes suas faltas e os prejudicando intensamente.

Dai-me inteligência para usar da severidade quando esta for necessária; dai-me brandura quando me faltar a paciência.

Livrai-me, Senhor, de todo o escândalo, para que sirva de modelo aos meus filhos, em tudo quanto é justo, bom e louvável.

Santificai, Deus de toda santidade, os meus filhos, para que Vos amem e respeitem; dai-lhes docilidade e obediência para que se tornem perfeitos.

Não Vos peço riquezas para eles, e sim saúde e força para se manterem na vocação que Vós lhes destinastes.

Preservai-os da escravidão das más paixões; conservai-lhes a pureza no meio deste mundo depravado. Concedei, Senhor, aos meus filhos boas companhias e exemplares guias; antes quero vê-los mortos do que vê-los em vida perdida.

Eu Vos entrego, ó Pai de bondade, cada um de meus filhos para os protegerdes e salvardes por toda a vida.

Assim tenho a firme esperança de poder dizer um dia: "Senhor, daqueles que me confiastes não perdi nenhum".

Amém.

Um comentário:

  1. Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Feliz Dia dos Pais!

    ResponderExcluir